UMA EXPERIÊNCIA VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

As empresas vem se esforçando cada vez mais para criar estratégias e campanhas que coloquem seus produtos e serviços em contato direto com o cliente em ambientes diversos. Este tipo de ação é o que chamamos de Marketing de Experiência.

Campanhas inusitadas em shopping centers, praias, praças, feiras, ponto de venda e qualquer outro lugar que o cliente esteja, têm o objetivo de fazê-lo interagir de alguma forma com o produto ou serviço da empresa. O próprio universo virtual através das redes sociais é um lugar muito explorado atualmente para criar este ambiente de interação entre empresa Vs cliente. Em síntese mais simples podemos dizer que marketing de experiência é toda ação que visa colocar o cliente em contato com seu produto ou serviço fazendo-o experimentar antes mesmo da compra. Pode ser definido como uma estratégia para fixação de marca/produto, aproximação e criação de desejo no consumidor. Tudo para levar a um conceito positivo do que está sendo apresentado e gerar venda.

Um exemplo simplório de marketing de experiência é o vendedor de abacaxi que oferece uma prova do abacaxi (experiência) ao cliente antes dele decidir pela compra. Toda forma de degustação, exibição, experimentação e demonstração prática do produto/serviço pode ser encarrada como marketing de experiência. Lojas de automóveis instituíram o test drive como marketing de experiência. Lojas de roupas disponibilizam os provadores, supermercados estão repletos de ações de degustação, lojas de perfumes possuem fracos abertos para o cliente experimentar antes da compra, editoras de revistas oferecem algumas edições grátis como experimentação antes da assinatura definitiva. Todos atrás de impactar o cliente através do marketing de experiência. E existe um motivo simples por trás destes esforços: Fazer com que o cliente se sinta dono daquilo antes mesmo de assinar o cheque. E para ele já se sentir dono é preciso faze-lo experimentar. Depois de dirigir um carro novinho e sentir aquele cheiro, seu desejo de possuir aquele veículo é aflorado e ele já se sente dono do carro. Não irá querer voltar para casa no carro velho.

E os vendedores possuem papel fundamental nas ações de marketing de experiência. É preciso fazer com que o cliente experiente, toque, sinta, cheire, prove, vista, mexa. Toda vez que você colocar seu produto ou serviço em contato com o cliente sua chance de vender aumenta MUITO, MUITO, MUITO. Os melhores vendedores sabem disto e exploram todas as oportunidades de fazer o cliente experimentar aquilo que vendem. Não se limitam apenas em falar. Eles geram experiência para o cliente e isto é um ponto que os diferencia. Faça o teste, reduza seu discurso e aumente a experiência do cliente. Posso te garantir, suas vendas irão crescer.

Milton Bettoni