OS EXTERMINADORES DE CLIENTES

Existem muitos empresários e gerentes de vendas que falam que os vendedores são uma “raça” que reclamam demais. Mas hoje eu vou sair em defesa da classe vendedora. MUITAS VEZES OS VENDEDORES TEM RAZÃO. A principal reclamação deles é que enquanto eles se esforçam para conquistar e manter clientes, outros colaboradores e setores da empresa não tem a mesma preocupação, e tomam atitudes que mandam o cliente embora.

 

Só esta semana fui exterminado várias vezes, por atitudes negativas de colaboradores de outros setores da empresa.

 

A primeira a me exterminar da lista de clientes, foi a telefonista de uma loja de móveis para escritórios. Compramos alguns móveis que deram problemas e depois de três tentativas para conseguir assistência técnica, a TELEFONISTA EXTERMINADORA disse: “Nosso técnico está em férias, não tem previsão de dia para voltar, não posso fazer nada, ou vocês esperam ou se quiserem podem procurar assistência em outro lugar”. Foi um tiro certeiro, ali não comprarei nunca mais.

 

A segunda exterminadora de clientes potenciais foi uma gerente de RH. Minha assessora ligou para uma empresa de materiais de acabamento com o objetivo de coletar informações sobre a empresa, para posteriormente enviar nossa apresentação de treinamentos e palestras. Do outro lado da linha encontrou uma gerente de RH, muito mal humorada que disse. “O que você quer? Fale logo, eu não tenho tempo, se quiser me mande por email”, e desligou o telefone da cara dela”. Essa gerente de RH foi muito eficaz em deixar uma imagem negativa da empresa para potenciais clientes.

 

O terceiro extermínio está a caminho, e o mérito é da equipe de suporte de uma renomada empresa de tecnologia. Eu já enviei 04 emails e fiz 03 ligações, para que meu email seja alterado no cadastro, mas até agora nada. É, eles são especialistas e logo logo acho que vou ser exterminado, desaparecerei de suas vidas.

 

Será que os vendedores são os únicos responsáveis por tratar bem o cliente? Ou ainda... Será que o cliente é o único que precisa ser bem tratado? E os fornecedores, parceiros e público em geral, eles por acaso não podem se tornar clientes futuros?

 

Caros empresários e gestores, cuidem do bom atendimento em todos os setores da empresa, (Compras, Financeiro, RH, Produção, Entrega, Contabilidade, Assistência Técnica, entre outros)  e não apenas na área de vendas. Porque como diz o ditado popular: “Não adianta um juntar com as mãos se existem muitos espalhando com pés”

 

Milton Bettoni

Consultor e Palestrante